Palestrantes

 

Ana Alexandra Caldas Osório


Graduada e doutora em Psicologia pela Universidade do Minho (Portugal; Bolsista-sanduíche na Durham University - Reino Unido), com Pós-Doutorado no Laboratório de Neuropsicofisiologia da mesma universidade. Os seus interesses de pesquisa concentram-se na neurociência do desenvolvimento da primeira infância, bem como no estudo dos mecanismos neuroendócrinos e neuroimagiológicos associados ao funcionamento socioemocional. No âmbito dos seus trabalhos, publicou 50 artigos, dos quais 38 em revistas internacionais indexadas, colaborando com vários grupos de pesquisa (Portugal, Espanha, Reino Unido, Israel e EUA). Coordena ou coordenou diversos projetos financiados por agências de fomento nacionais e internacionais. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo) e editora associada da revista Teoria: Psicologia e Prática.

Ana Maria Serrano    


Professora Associada - Instituto de Educação (IE), investigadora do Centro de Investigação em Educação (CIEd), Universidade do Minho, Portugal. É licenciada em Psicologia pela Universidade de Coimbra. Possui o mestrado em Intervenção Precoce pela Universidade de Cincinnati, EUA, como Bolseira Fullbright e fez o doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Educação Especial pelo Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. É professora na área de Educação Especial, criou o Educação Especial, área de especialização em Intervenção Precoce na Infância e Coordena o Grupo de Investigação Desenvolvimento Psicossocial, Aprendizagem e Necessidades Especiais. É Presidente da Associação Europeia de Intervenção Precoce –EURLYAID e membro da Direção da International Society of Early Intervention (ISEI). Faz parte do Núcleo de Supervisão da Subcomissão Norte do SNIPI.

Regina Basso Zanon


Psicóloga, Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta do curso de Psicologia e do Programa de Pós- Graduação em Psicologia (PPGPsi) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), vinculada à linha de pesquisa Processos Comportamentais e Cognitivos. Coordenadora do Grupo de Estudos em Avaliação-intervenção Psicológica e Processos Inclusivos: Interfaces com a Educação e a Saúde (GEAPPI/CNPq). Membro do Grupo de Pesquisa (GT) Transtornos do Espectro Autista (TEA): Pesquisas em Saúde e Educação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP).


José Miguel Nogueira


Licenciado em sociologia pela Universidade Autónoma de Lisboa e doutorado em Políticas Públicas pelo ISCTE – IUL (Instituto Universitário de Lisboa). Investigador no ISCTE, docente e consultor sénior internacional em políticas públicas de inclusão, avaliação de impacto social de projetos e desenho de respostas sociais inovadoras. Nos últimos anos, tem-se vindo a especializar na área de estudo dos direitos humanos das pessoas com deficiência. Autor e coautor de um conjunto vasto de estudos, artigos e outras publicações e trabalhos técnicos/científicos, tendo ainda participado em projetos internacionais ao nível da OCDE, UE, Conselho da Europa, OIT e ONU. Orador em seminários e conferências científicas internacionais no âmbito dos estudos da deficiência, na Europa, Estados Unidos, Canadá e América Latina.

Nassim Chamel Elias


Possui graduação (1994) e mestrado (2002) em Ciência da Computação e doutorado (2007) em Educação Especial, todos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi bolsista FAPESP de 2008 a 2011 e bolsista CAPES de 2011 a 2013 de pós-doutorado em Análise do Comportamento. Atualmente, é professor do Departamento de Psicologia da UFSCar, ministra disciplinas nos cursos de Licenciatura em Educação Especial e Graduação em Psicologia e é professor orientador de mestrado e doutorado nos Programas de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEEs) e em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar. Atua como Editor Associado do European Journal of Behavior Analysis e como parecerista de periódicos nacionais e estrangeiros. Seus interesses atuais são análise experimental e aplicada do comportamento, comportamento verbal, equivalência de estímulos, nomeação, educação especial, transtorno do espectro do autismo, deficiência intelectual e auditiva e software educativo.

Nicolino Eduardo da Silva Ribeiro

Economista. Director Geral da APPDA – Norte – Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo em Vila Nova de Gaia de 2000 – 2009. Sócio fundador da AIA – Associação para a Inclusão e Apoio ao Autista, na qual de 2010 a 2016 foi Secretário da Direcção e desde 2016 Presidente da Direção. Criador, em 2002, do mailing list “Autismo Portugal”, em 2011 do blog “Autismo Portugal” e em 2013 da página de facebook “Autismo em Portugal”.

Pedro Manuel Mendes Caldeira da Silva


Assistente Hospitalar Graduado Sénior de Pedopsiquiatria. Diretor da Especialidade de Pedopsiquiatria do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC). Chefe de equipe da Unidade da Primeira Infância do Hospital Dona Estefânia, CULC. Coordenador para a Saúde do Sistema Nacional de Intervenção Precoce da Infância da Região de Lisboa e Vale do Tejo. Diretor Clinico do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (CADIn)

Valéria Peres Asnis


Professora adjunta na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (FACED/UFU). Docente nos Programas de Pós Graduação em Educação e em Tecnologias, Comunicação e Educação da UFU. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Transtorno do Espectro do Autismo - GEPTEA/UFU. Coordenadora do Núcleo de estágio supervisionado e práticas pedagógicas da FACED/UFU. Possui Pós Doutorado e Doutorado em Educação Especial pela UFSCar, ambos com bolsa CAPES. Realizou Estágio Doutoral no Laboratório de Neurospicofisiologia, do Departamento de Psicologia da Universidade do Minho/Portugal (Bolsa CAPES). É autora de livro, capítulos de livro e artigos nas áreas de autismo, educação especial e educação musical especial. 








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  Olá.  Nos dias 20 e 27 de novembro de 2021, será realizado o I Fórum Luso - Brasileiro sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) da ...